Feliz Dia do Pai

quarta-feira, março 21, 2007

Não há mais paciência para ti!
A paciência morreu de inanição, à míngua da tua falta de jeito, ou antes da tua nula vontade em ter qualquer jeito!
Para mim, basta!
Não mais sorrisos apaziguadores, tentando disfarçar a tua total ausência de afecto, que justificas na correria constante da tua vida (como se todos nós não tivéssemos vida, como se todos nós não corrêssemos desaustinadamente, como se todos nós – e muito mais que tu – não tivéssemos que nos dividir a toda a hora por mil e um assuntos, afazeres, obrigações, etc.).
Lamento, sim. Não por mim!
A mim tu nunca conseguiste atingir com a tua ignorante superficialidade, com a tua bacoca mania de ser o centro das atenções, com a tua pose de modelo masculino em final de carreira, com os teus fatos Armani, com as tuas camisas Massimo Dutti, com os teus relógios Tag Heuer, com os teu perfumes Valentino, que usas para dissimular a provinciana mentalidade tacanha que desde a nascença se impregnou em ti até à medula. Nem me atingiste mesmo quando me acusaste de querer levar para a frente uma gravidez apenas para te envolver num casamento forçado pela chegada dum filho (só não me conhecendo mesmo nada, alguém me poderia acusar de tamanho disparate!).
Lamento apenas por ele, que merecia um pai muito melhor que tu, que após um ano e tal de ausência não conseguiu dizer nada de mais sensível do que: “estás mais gordo!”.
Nada vindo dele te agrada, como se tu fosses melhor do que ele (mas não és!). Ele é inteligente, coisa que tu não és, ele é sensível, coisa que tu não és, ele questiona-se sobre o mundo e as suas injustiças, coisas que tu não fazes a não ser para fundamentar a tua eterna insatisfação perante a vida, como se ela te devesse vassalagem. Ele é um menino a quem tu exiges a perfeição e nada do que faça será suficientemente grandioso aos teus olhos, o que é grotesco vindo de alguém tão imperfeito como tu, que nunca fez nada de que se destacasse para além de se deslumbrar, atrás dum balcão de loja de roupa (cara, só podia ser!), com a medíocre fama alcançada nas festas da Pipi, da Xáxá, da Sisi e do raio que as parta, que nunca se dignou a olhar o filho como ele merece ser olhado, através dos olhos dum pai!
Sim, falhei (penitencio-me a toda a hora), ele merecia um pai que lhe prometesse que vinha e aparecesse, que lhe prometesse comprar um presente e não se esquecesse, que tivesse estado à sua cabeceira quando delirou com febre, que tivesse brincado com ele, que o tivesse visto crescer, que lhe tivesse pegado na mão quando teve medo, que o tivesse ensinado a andar de skate ou de bicicleta, que tivesse ido às reuniões da escola, que tivesse ficado orgulhoso com as suas excelentes notas, que o tivesse repreendido por jogar playstation a toda a hora, que o tivesse encorajado nos momentos em que vacilou, que tivesse dado protecção quando precisou, que tivesse estado lá para ele, incondicionalmente!
Em vez disso, teve direito apenas a aparições fugazes, cronometradas ao segundo, em que para garantir a tua presença nas festinhas do dia do Pai na escola eu tinha de fazer de motorista, porque não podias ir de autocarro ou de metro, pois dava muito trabalho e o teu filho não justificava tamanha canseira! Teve direito a 2 telefonemas por ano (aniversário e Natal) quando decidiste definitivamente mudar de armas e bagagens para a Madeira. Teve direito a telefonar-te no teu aniversário e ficar a saber que estavas no Porto há já 3 dias e que jantavas com os teus amigos e familiares, mas que ele não tinha sido convidado. Teve direito a idealizar um perfil de pai que um dia descobrirá não corresponde ao que tu és e só espero que ele seja capaz, um dia, te perdoar por isso!
Porque eu não consigo!
Feliz dia do Pai!

10 Comentários:

João Lisboa disse...

Não conheço o pai (a letra pequena é intencional) mas conheço o FILHO. Conheço o JOÃO!!!
De facto a tua descrição mostra um erro de casting de todo o tamanho. Conheço o João que merece muito mais que isso!
Como disse não conheço o pai, mas conheço a MÃE e aqui estou-me borrifando para qualquer um que diga que sou tendencioso - É minha Sobrinha e uma GRANDE MULHER!
Tomara muito Bacoco ser um pouquinho daquilo que tu és!
Tomara muita Besta ter uma migalha da tua Dignidade e Coragem!
De facto quem te conhecer, e eu conheço, sabe que és muito mais que essa pessoa (mas como eu sou generoso)!
Assim sendo não tenho a mais pequena dúvida que o JOÂO é e será alguem de quem os outros se podem orgulhar. Aqueles que de facto gostam dele. Os outros, só por puro oportunismo se aproximarão dele!!!
Muitas crianças cresceram sem essa figura - O PAI - e não foi isso que as impediu de ir longe. Muito longe.
O JOÃO irá longe, não tenhas dúvidas!
Os que gostamos dele de verdade cá estaremos para o ajudar nessa grande viagem!
Os outros??? Só faz falta quem está presente!!!
Ps - MOMENTO HILARIANTE.
Tu engravidares para forçar um casamento??? Só rindo, essa só rindo. Rindo muito!!!
Onde descobriste o IGNORANTE?????
Bjs

Paula disse...

Sinto um aperto no estômago quando leio estes posts... Não consigo conceber este tipo de pais! (será que podemos chamá-los de pais?)

Felizmente, o meu esteve sempre presente... sempre mesmo! Nos melhores e nos piores! É ele que me diz "filha, atrás de juma montanha está sempre uma maior" cada vez que me sinto triste! É ele que se ri comigo quando estou bem disposta!

Decisivamente, esse tipo de senhores que apenas participaram na concepção de uma criança não podem ser chamados de pais!

É este tipo de atitudes que me deixam com medo de ter um filho! Será que podemos escolher o melhor pai para o nosso filho? Quem nos garante que o bom marido/namorado será um pai mediano (pelo menos)?

Desculpa, se fui muito agressiva no comentário... Se quiseres, nem o aproves... mas esta atitude revolta-me!

Lilith disse...

João:
Quase posso afirmar que o meu filho crescerá duma forma saudável, porque tudo farei para que assim seja. É claro que não posso prever qualquer situação imponderável, mas tirando isso, sei que tem tudo para vir a ser um ser humano sensível, preocupado com os outros e responsável (um pouco teimoso, mas nisso sai à mãe)!
O erro de casting foi meu! Nunca deveria ter escolhido alguém com perfil de figurante para actor principal: mea culpa, mea maxima culpa!

Paula:
Obrigada pelo teu comentário. É claro que nunca o iria apagar.
Há homens (e mulheres também) que não sabem, nem querem ser pais. É um direito que lhes assiste. No meu caso, apenas critico o pai do meu filho por deixá-lo "em suspensão" como se a qualquer momento ele desabrochasse qual crisálida e se transformasse no pai que o meu filho merecia ter. Só que esse "milagre" nunca irá acontecer, porque nunca houve o investimento (de tempo, de paciência, de sentimento) necessário, da parte do pai, para que isso se concretizasse. Quase me atrevo a dizer que, neste caso, as posições ter-se-iam de inverter para que houvesse uma ligação entre ambos, isto é, o meu filho, criança, teria de ser ele a aproximar-se do pai e não o contrário, o que é um absurdo. É exigir a uma criança a maturidade que o próprio pai não tem!
Eu penso que o amor de mãe não substitui o amor dum pai, mas se uma criança tiver pelo menos o amor incondicional dela, tenho a certeza que será uma criança feliz.
Quantas crianças não têm nem mãe nem pai e não anseiam ter o amor de pelo menos um deles? Muitas mesmo. O meu filho sabe que o meu amor tê-lo-á sempre!
Mais uma vez, muito obrigada pelo teu comentário!

Anónimo disse...

Vocês sois tão diferentes um do outro como da água para o vinho! Ele nunca esteve em pé de igualdade contigo, porque o patamar em que se quis colocar sempre foi inferior ao teu e tu sabes disso. O João merece muito mais, mas infelizmente os pais biológicos não se escolhem!
Beijinhos para os dois!

Patrícia disse...

Ah! Não te culpes!Nunca poderias saber! Mesmo que imaginasses que poderia ser assim, nunca aceitarias essa previsão. Porque é absurda! Porque o presente se tornou absurdo demais para ser imaginado! Não te culpes!
E depois...é melhor só que mal acompanhada! Sabes o que digo? Quem já cá não está, não me aquece os pés! Pensa que talvez o teu filho tem mais oportunidades de crescer saudável e feliz longe desse personagem! E porque te tem a ti! Força!

Yashmeen disse...

Fiquei com um nó na garganta, sabes? Porque eu já estive do lado de lá, do lado do João. A minha infelicidade maior foi, porém, não ter tido uma mãe como tu. Sim, eu gostava de ter tido uma mãe assim. E vais ver que ele, no futuro, vai saber ver a grande mulher que é a mãe dele.

Lilith disse...

Mónica:
Pois, realmente a nossa forma de estar na vida é muito diferente um do outro.
Bjs

Patrícia:
De facto tens razão, a situação é de tal maneira absurda para ser imaginada. E também penso que só faz falta quem está presente. Mas para uma criança creio que é dificil de entender sem se sentir rejeitado ou mal amado. No entanto, ele sempre me terá a mim, sem qualquer sombra de dúvida! Obrigada pela força!
Bjs

Yashmeen:
Obrigada pelo teu comentário e obrigada pela força que transmites em cada palavra!
Bjs

Anónimo disse...

Dia do Pai, irónico, não é? Ao relatares tuas experiências, gritares bem das tuas entranhas a tua revolta, nada mais fazes que dar voz a tantas mães e filhos que vivem situação semelhante.
Em meu entender, esse pai não faz falta, absolutamente nenhuma, a esse teu querido filho/menino!
O teu grito/alerta/revolta é testemunho evidente de como entendeis situação e da coragem demonstrais em tudo ultrapassar, estando eu ciente que apenas um perde em toda a situação e esse sabeis bem quem é, pois, o homem que apenas é pai pois Deus só um!
Fico, cada vez que leio teus escritos, maravilhado com riqueza/expressividade/realismo que colocas em cada texto, quer seja de vivências reais assim como de imaginadas!
Pai é quem, como tu, acompanha sempre assim, atrasado para variar feliz dia de Pai para ti!!!!!!
bjs

Lilith disse...

Luís:
Obrigada pelo teu comentário e pela força! Obrigada ainda por seres leitor assíduo dos meus posts. O facto de gostares da minha forma de escrever sensibiliza-me bastante.
Bjs

P.S. - Feliz Dia do Pai para ti também!

Anónimo disse...

Fico profundamente emocionado depois de ler o seu post e as respostas.

Saudações.