AS FASES DA LUA - DOIS ANOS DEPOIS...

quarta-feira, agosto 13, 2008

Hoje é dia de comemoração.
O blogue “As Fases da Lua” foi criado há precisamente 2 anos.
Em vez de dissertar sobre as razões que me levaram a criá-lo, este post é uma homenagem aos leitores deste blogue. Aos que são duma assiduidade tão exacta quanto um relógio suíço. Aos que o lêem de quando em vez. Aos que já leram e deixaram de o fazer. Aos que chegaram recentemente. Aos que ainda não leram e que um dia o virão a ler. Aos interventivos e opinativos com os seus comentários. Aos que o lêem em recato e não expressam o que sentem. Aos que concordam. Aos que discordam. Aos que gostam do que escrevo. Aos que odeiam o que escrevo. A todos, sem excepção.
Mesmo sem leitores haveria sempre “As Fases da Lua”, porque a escrita é um silencioso e doloroso parto solitário com frequente recurso a fórceps. Nessa violenta ensanguentada expulsão, vem sempre um pouco da minha essência por arrasto. Frequentemente em situações e personagens imaginários mais ou menos controversos, por vezes assumidamente em carne e osso. Mas nenhum destes posts estaria vivo se não tivesse sido lido por vós. Foram vocês que, com a vossa leitura, depois de nascimentos muitas vezes atribulados, lhes aplicaram as técnicas de suporte de vida neonatal. Graças aos leitores eles sobrevivem. E continuarão a viver, enquanto houver alguém que faça o favor de os ler…

Porque estou numa fase revivalista, ofereço-vos esta música dos The The - faz-me lembrar umas férias em que acampei nas Caldas das Taipas com dois amigos. Teria eu uns 16-17 anos. Passávamos o tempo todo a ouvir este grupo num volume que, digamos, dava para todo o parque ouvir. Porque na altura uma jovem raramente acampava sozinha com 2 rapazes, e apesar de termos levado duas tendas, eles os dois dormirem juntos e eu ficar sozinha numa delas, todos no parque achavam que eu era sueca e andava enrolada com os dois. Todos sabem a importância das suecas no imaginário libidinoso do homem mediterrânico, mais em concreto no do homem português. Se a isso juntarmos a interioridade que se fazia sentir nas Caldas das Taipas há quase 30 anos atrás, temos o mais completo guião dum filme porno bem hardcore prontinho a ser servido. Portanto, podem já imaginar o que todo o parque imaginava que nós os três andaríamos a fazer pela calada da noite ou do dia, tanto faz, que para as suecas, como toda a gente sabe, é a toda a hora e a todo o instante e com aquele que estiver mais à mão, ou ao pé, tanto dá - e no meu caso, como boa sueca que se preze, até podia reveza-los... Após estes anos todos, só ainda não consegui perceber muito bem como puderam pensar que seria sueca. Deveria ser do meu ar acentuadamente nórdico – uma brasa de 1,60 m de altura, cabelo castanho avelã e olhos castanhos escuros. Eles tinham razão, qualquer um me confundiria com esses “aviões” nórdicos loiros, altos e curvilíneos… no mínimo… digo eu… Ou então seria pelos The The. Nunca ouvidos por aquelas paragens muito menos em tão altíssimos decibéis.

The The
Uncertain Smile

15 Comentários:

Anónimo disse...

Minha querida Maria,espero que tenhas um bom dia de teu aniversário do teu Blogger,porque porpocionas uma boa leitura e nos fazes pensar realmente na vida que temos e levamos,prezo muito a tua pessoa como amiga e escritora neste teu Blogger e sinto uma grande amizade por ti,muito obrigado e um bem haja para ti Maria,envio um beijinho deste que nunca te esquecerá Manuel Leitão.

Vera Isabel disse...

Numa blogoesfera onde muito do que se escreve é lixo ou perda de bytes, este lugar é um espaço onde as palavras fazem sentido. Parabéns.

(Isto soou mal? Percebes o que quero dizer, não percebes?!)

:D

Lilith disse...

Manel:
Obrigada pela tua amizade incondicional. Este blog orgulha-se de te ter como leitor!
Bjs

Arya:
Claro que percebo ;)
Obrigada também!
Bjs

Anónimo disse...

Maria,

Há 2 anos a amizade virtual virou mais que real e agora aguarda o reencontro, aqui onde os teus antepassados descobriram ou em terras Ibéricas.
Eu sou aquela que vem sempre, mas nem sempre dá palpite, ando numa fase introspectiva e acabamos por saber mais uma da outra por outras vias virtuais.
Tomara que o reencontro seja em breve!
Parabéns pelos escritos!
E que suas palavras sejam cada vez mais bem recebidas!
Beijos!!!

Yashmeen disse...

Eu sou das que lê assuidamente.
Gosto deste som dos 80's.

Parabéns.

greentea disse...

acho q nunca aqui vim mas creio que em 2005 criei um blog chamado fases da lua;
mais tarde , transformei-o em fases da lua cheia e por aí navego...
Hoje comemoro o aniversário de um sobrinho e um primo meu de quem muito gostava fazia tb anos neste dia !!

que por aqui fiques muitos anos e possamos manter cada uma os nossos blogs
Um beijo para ti

João Lisboa disse...

Pois... Nórdica! Isso não era um sabonete que existiu à uns anos atrás??? Por outro lado, acampar com dois manfios??? a ouvir esta musica? Pois bem - TÁ DESERDADA!!!
Chega! Não volte a dizer que sou seu Tio!
Quanto ao blog, bom a aí a conversa é outra. Pois gosto da tua escrita (será Nórdica?). Divirto-me largo com algumas das histórias que publicas. Continuo a achar que o livro anda a demorar!!!
Bjs Bloguisticos que eu deixei de ser seu Tio.
(Eu vou voltar prá Ilha!!!)

Anónimo disse...

Solo voltar a este blog porque adoro ler o que você escreve
e também por seu estilo original.

Como você pode ver, a culpa recai inteiramente sobre você!

Saudações, neste seu aniversário.

Lilith disse...

Gabi,
ainda bem que estas máquinas informárticas e esta realidade virtual existe, para que possamos, sempre que nos é possivel, passar da mensagens escritas online aos risos e palavras expressos presencialmente. Um dia aconterá novamente, tenho a certeza.
Beijos com amizade deste lado do Atlantico

Lilith disse...

Greentea,
Obrigada por teres passado por aqui. Conforme te disse por e-mail, as coincidencias existem por uma razão... ter encontrado por acaso, alguns meses atrás, o teu blogue Sol De Domingo foi uma felicíssima coincidencia da vida. Na altura, estava longe de imaginar que tivesses um outro blogue com nome identico ao meu. Nada na vida nos acontece por acaso...
Beijos e boas férias!

Anónimo disse...

Cara amiga:

Como sempre na vida, chego atrasado, esperando que me perdoes esta tardia reflexão comemorativa. E tal qual ... nuvem passageira, (esta algo cinzenta,...) está demorando a passar, espero demorar a saborear uma fatia de bolo, bolo este ao qual soubestes adicionar os melhores ingredientes nas devidas proporções. Com misturas ora doces ora amargas, com pitadas de bom senso e um cunhozinho pessoal, soubeste cozinhar em lume brando, fermentaste uma sã camaradagem e serviste-nos uma pípara guloseima com carinho da qual de hoje em diante seremos teus fiéis e defensores " confrades ".
Parabéns pelos 2, espero ler-te daqui a 20, aqui... ou talvez num outro lugar, mas sempre fiel leitor.
Com carinho e amizade,

Paulo

Lilith disse...

Paulo,
O que tem de bom na amizade é que os gestos de carinho e de apreço nunca chegam tarde - vêm sempre na hora certa. Os teus chegam sempre a tempo!

Bjs

Anónimo disse...

Saudações.


Mario.

greentea disse...

bons dias por aqui !!

que já estou de regresso a casa

Lilith disse...

Yasmeen, João e Anónimo (que suponho ser o Mário...),

Aos 3 um enorme pedido de desculpa por só agora publicar os vossos comentários do dia 13. Por motivo que desconheço, o pedido de moderação dos mesmos não apareceu no meu endereço de e-mail, logo só hoje, dia 31, quando ia a publicar um novo post dei conta que estes estavam no blog aguardando moderação.

Agradeço imenso os vossos comentários e só espero continuar a merecer as vossas assiduas visitas neste blog ou noutro qualquer que um dia venha a publicar, porque as vossas opiniões contam muito para mim!

Muito obrigada e uma vez mais as minhas desculpas. Ao meu tio, sei que não vale a pena esforçar-me por conseguir o seu perdão: já estou deserdada de qualquer forma... :P

Lilith