Lilith - A Lua Negra

segunda-feira, agosto 14, 2006


De certo haverá quem se questione o porquê do pseudónimo: LILITH. Poderia ter escolhido Maria Joaquina, Carlota Francisca ou até mesmo Cátia Vanessa, ou outro qualquer. Mas, pelo facto deste blog se apelidar “As Fases da Lua”, não poderia ser outro. Passo a explicar: Entre variadíssimas definições, algumas das quais bastante demoníacas, eu prefiro seleccionar a definição astrológica. Lilith ou a Lua Negra, é um ponto hipotético, de área vazia, calculado a partir de determinadas posições da Lua em relação à sua orbita terrestre. Poderia fazer a descrição complexa como se acha esse ponto, no entanto não creio de grande importância para este blog.
Em astrologia, a Lua Negra é representante do lado mais obscuro de nossa natureza, que sabemos existir dentro de nós, contudo preferimos não reconhecê-lo. É o alicerce da nossa personalidade, de verdade chocante que frequentemente negamos e projectamos nos outros. A recusa em ver o que está realmente dentro do nosso íntimo. A manifestação dos nossos medos e inseguranças, que tantas vezes tentamos ignorar. É a verdade mais profunda do que nós somos. A Lua Negra aconselha-nos a explorar o nosso íntimo, numa constante busca da nossa essência.
Tal como a Lua, Lilith aparece associada à maternidade, no entanto, o acto instintivo de amamentar/cuidar dum ser indefeso, é substituído por um sentimento de protecção fortíssimo da sua prole a ponto de matar, se necessário, aqueles que ameacem ou causem dano.
Astrologicamente falando, há um outro lado de Lilith. Carl G Jung descreveu algo a que chamou “anima”. Anima é imagem que um homem tem da mulher ideal, para além de definir, também, o lado feminino da sua personalidade. Para uma mulher é a imagem do homem ideal e do lado masculino da sua personalidade.

5 Comentários:

Anónimo disse...

Eu penso que homem ideal é o que te completa, que está ao lado.

Anónimo disse...

Aqueles que te conhecem, não tem qualquer dificuldade em entender essa tua escolha, que por sinal, te assenta como uma luva.
Os Homens... pois. Talvez andem no lado oculto da lua, talvez em Fra Mauro...
Distraídos como sempre!
Bjs

Yashmeen disse...

Belíssimo texto. Obrigada por me linkares.

Lilith disse...

Eu é que te agradeço. É sempre um prazer poder ler os teus posts, Yashmeen!

Anónimo disse...

Bem, pensando melhor, TENS UM NICK BRUTAL!!!!!!!! Mesmo só por curiosidade, quem é o teu filho?????
Ass: Juni44ever ( primo do J. Lisboa )