O Ausente

quarta-feira, agosto 23, 2006


"Amiga, infinitamente amiga
Em algum lugar teu coração bate por mim
Em algum lugar teus olhos se fecham à ideia dos meus
Em algum lugar tuas mãos se crispam, teus seios
Se enchem de leite, tu desfaleces e caminhas
Como que cega ao meu encontro...
Amiga, última doçura
A tranquilidade suavizou a minha pele
E os meus cabelos. Só meu ventre
Te espera, cheio de raízes e de sombras.
Vem amiga
Minha nudez é absoluta
Meus olhos são espelhos para o teu desejo
E meu peito é tábua de suplícios
Vem. Meus músculos estão doces para os teus dentes
E áspera é minha barba. Vem mergulhar em mim
Como no mar, vem nadar em mim como no mar
Vem te afogar em mim, amiga minha
Em mim como no mar..."

(Vinicius de Moraes - Livro "Antologia Poética" - J.O. Editora - Rio de Janeiro/1987)
(Foto João Lisboa - "Manhã na Foz do Douro")

6 Comentários:

Anónimo disse...

Sou suspeita pra falar, porque sou fã do Vinícius.
Mas de fato, este poema surpreendeu-me.
Beijos.

Anónimo disse...

Vinicíus, como ninguém!
A Mulher na Arte da palavra!
Bjs

Anónimo disse...

Muito Lindo! Este poema lembrou-me a letra do Abrunhosa que também gostas: Esse odor traz tanta saudade, mata-me de amor ou dá-me liberdade. Deixa-me voar, cantar, adormecer.
Beijinhos

oromo disse...

Na poesia a natureza das palavras nada se perde ou cria,mas tudo se transforma:"Meus olhos são espelhos para o teu desejo" ->esta frase lembra -me que 75% da nossa vida é orientada pelos olhos,mas em certos casos tem de se restabelecer o equilíbrio e simplesmente os poetas fazem-nos chegar a esse ponto:"Vem te a fogar em mim,amiga minha..."pois tb devemos tocar e poder até sentir porque há sensações que os olhos não podem veicular....Adorei este poema...

Anónimo disse...

Também eu me sinto um Ausente! O poema retrata o Amor, a vontade de estar junto da pessoa amada! Quantas vezes estamos tão próximos e no entanto tão distantes...
Poesia é conseguir pôr em palavras o que sentimos bem no nosso íntimo, por isso ao alcance de muitos poucos!
Este poema demontra essa faculdade, apenas do poeta, e Vinícius, que apenas conheço de nome, com este belo poema possibilita-nos, apesar da Ausência, falar, sentir o Amor, como se ele estivesse sempre Presente.
Belo poema, espelho da sensibilidade que tens!

Yashmeen disse...

O Vinícius é incontornável...